sábado, 27 de julho de 2013

Resenha: Garotas de Vidro de Laurie Halsen Anderson


"Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos."Fonte



       Lia acaba de perder a melhor amiga Cassie. Imagine que sua amiga te ligou 33 vezes antes de morrer e você não atendeu nenhuma das vezes?? Pois é, meio tenso né...  As duas sofrem ou sofriam de distúrbios alimentares. Lia anorexia e a Cassie tinha bulimia.
   
      O livro retrata a vida de Lia, mostrando sua disciplina em perder peso e como ela tenta lidar com sua perda. Ela se acha muito magra gorda. E sempre conta quantas calorias tem em cada alimento. Também mostra como a família lida diante dessas situações, que muitas vezes levam a internação de suas filhas.

     Quando vi esse livro, pensei que era de Auto-Ajuda., mas me enganei a autora conseguiu retratar de forma simples, a vida de Lia com um enredo muito interessante.

       Então o livro é um pouco intrigante, a capa é sem dúvida incrível como vocês podem ver. Mas falando um pouco da autora Lauren Halsen vejam o que a inspirou para falar das garotas de vidro:
"Embarquei nessa viagem para a terra das garotas geladas por causa de inúmeras leitoras que escrevem para mim e conversaram comigo sobre suas lutas com transtornos alimentares, sobre como se cortavam, e se sentiam perdidas. Sua coragem e honestidade  no caminho para encontrar Lia e me ajudaram a entender sua fragilidade. Embora a história de Lia não seja baseada em qualquer pessoa real,  foi inspirada por essas leitoras e eu agradeço a elas." Pág.270

       Acho muito legal quando os autores interagem com os fans. E ajudando de alguma forma a lidar com alguns problemas. Uma estória que retrata milhares de histórias reais. Vale a pena ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário